Todo cuidado é pouco quando falamos em proteção e segurança de armazenamento de dados.
Questionar acerca da existência de logins e senhas individualizados com trocas periódicas (Windows e sistemas terceiros);
Questionar acerca de onde, como e por quanto tempo os dados físicos são armazenados: estão em armários com chaves? Estão soltos nas mesas? Existe uma sala de arquivo? Há a eliminação periódica desses documentos? Existe uma trituradora?
Verificar se o acesso à sala da administração e de arquivo (se existir) contam com controle de acesso e câmeras de segurança;
Questionar se os computadores possuem bloqueador de USB e se o antivírus é atualizado (se sim, com qual frequência);
Questionar onde, como e por quanto tempo dados digitais ficam armazenados? Existe uma rede do condomínio? Existe escalonamento de acesso ou todos têm acesso a tudo?
Os arquivos estão armazenados em servidor interno? Se sim, onde está localizado? Possui chave?
Existe backup na nuvem?
Existe disclaimer, senhas em arquivos e informativos em e-mails que compartilham dados pessoais de terceiros?
Qual o procedimento atualmente utilizado pelo condomínio para fornecimento de dados pessoais de terceiros?
Exemplos / casos
Clonagem de boletos, danos aos servidores e hds externos, cópia e venda do banco de dados, utilização indevida dos dados coletados na recepção, etc.
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