Jurídico

Administração dos condomínios e a LGPD

Todo cuidado é pouco quando falamos em proteção e segurança de armazenamento de dados.

 

 

Questionar acerca da existência de logins e senhas individualizados com trocas periódicas (Windows e sistemas terceiros);

Questionar acerca de onde, como e por quanto tempo os dados físicos são armazenados: estão em armários com chaves? Estão soltos nas mesas? Existe uma sala de arquivo? Há a eliminação periódica desses documentos? Existe uma trituradora?

Verificar se o acesso à sala da administração e de arquivo (se existir) contam com controle de acesso e câmeras de segurança;

Questionar se os computadores possuem bloqueador de USB e se o antivírus é atualizado (se sim, com qual frequência);

Questionar onde, como e por quanto tempo dados digitais ficam armazenados? Existe uma rede do condomínio? Existe escalonamento de acesso ou todos têm acesso a tudo?

Os arquivos estão armazenados em servidor interno? Se sim, onde está localizado? Possui chave?

Existe backup na nuvem?

Existe disclaimer, senhas em arquivos e informativos em e-mails que compartilham dados pessoais de terceiros?

Qual o procedimento atualmente utilizado pelo condomínio para fornecimento de dados pessoais de terceiros?

Exemplos / casos

Clonagem de boletos, danos aos servidores e hds externos, cópia e venda do banco de dados, utilização indevida dos dados coletados na recepção, etc.

 

 

 

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