No período mais agudo da crise, locadores recorreram mais à Justiça em busca dos aluguéis não pagos.
SÃO PAULO – O volume de ações de despejo contra inquilinos inadimplentes na capital paulista voltou a registrar alta em agosto, após forte queda em julho. Levantamento mensal organizado pela administradora de condomínios Hubert, com dados do Fórum de Justiça de São Paulo, indica que o número de processos ajuizados por falta de pagamento do aluguel cresceu 17,85% – para 1.789 ações, contra 1.518 ajuizadas em julho. A queda em julho havia sido de 23,87% ante junho, depois de três meses consecutivos de alta.
Na avaliação do diretor da administradora de condomínios, Hubert Gebara, a recuperação econômica e a volta da oferta de emprego levam os locadores a buscar novos inquilinos que firmem contratos de alugueis mais vantajosos. “É uma oportunidade de ganhar com a volta da calmaria”, ressalta. Ele diz que muitos locadores estão recorrendo agora à Justiça em busca de aluguéis não pagos durante o período de agravamento da recessão mundial.
De acordo com Gebara, de janeiro a agosto o volume desse tipo de processo aumentou 9,8% em relação ao mesmo período de 2008.
Link: http://www.estadao.com.br/noticias/economia,acoes-de-despejo-por-inadimplencia-crescem-17-em-sp,444245,0.htm