Aulas serão ministradas presencialmente nos dias 2 e 3 de dezembro, em São Paulo
A Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC), a maior entidade representativa do segmento no Estado, realizará nos dias 2 e 3 de dezembro, em São Paulo, o curso Segurança em Condomínios Residenciais e Comerciais. As aulas serão presenciais e obedecerão todos os protocolos sanitários e de distanciamento social. Durante os dois dias de treinamento, os participantes serão preparados para lidar e evitar situações que envolvem assaltos, arrastões e violência doméstica em condomínios. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo treinamentos@aabic.org.br ou pelo telefone 11 3059-3372.
Ministrado por Waldir de Oliveira Samora, bacharel em Ciências Jurídicas e instrutor nos cursos de atualização e palestras da Polícia Militar de São Paulo, o treinamento é destinado a gerentes, zeladores, porteiros, garagistas, recepcionistas e vigias. De acordo com Samora, os condomínios da capital paulista passaram a ser alvos mais visados durante a pandemia, o que contribuiu para o aumento da criminalidade. A média de roubos e furtos nos empreendimentos cresceu durante o período de isolamento social em comparação ao início do ano. “Antes da pandemia, eram registrados de 1 a 2 roubos por semana. Entre março e julho, aumentou para 2 a 4 casos, por semana”, explica Samora.
Outra preocupação é em relação ao aumento de casos de violência doméstica durante a pandemia. Dados da Polícia Civil do Estado de São Paulo mostram que durante o segundo trimestre deste ano foram registrados mais de 5,5 mil boletins eletrônicos de violência doméstica, de um total 29 mil boletins. Foram mais de 60 denúncias feitas por dia, entre os meses de abril e junho. “Os funcionários dos condomínios devem acionar o 190 ou 181 em casos de violência contra a mulher, criança, idosos e animais. Eles têm responsabilidade civil pelos seus atos. Em caso de omissão, podem ser indiciados, inclusive, criminalmente, dependendo da situação”, afirma o instrutor do curso da AABIC.
O curso
No primeiro dia de treinamento, os participantes aprenderão o que o é a filosofia da segurança, técnicas de observação e de descrição para identificar possíveis suspeitos de crimes, além de ensinamentos operacionais que contribuem para a segurança do condomínio – desde regras para preencher relatórios de entrega de produtos até o atendimento de ligações telefônicas.
No segundo dia, os alunos serão orientados a adotar procedimentos de segurança na portaria que envolvem controle de entrada e saída de pedestres, identificação de visitantes e de prestadores de serviços e controle de fluxo de veículos. Os participantes também serão preparados para agir em casos de assaltos, arrastões, violência doméstica e incêndios. “Com funcionários capacitados para lidar corretamente com situações emergenciais, o condomínio fica mais seguro e garante zelo e bem-estar aos moradores”, explica Samora.
Serviço – Curso Segurança em Condomínios Residenciais e Comerciais
Data: dias 2 e 3 de dezembro, das 14h às 18h
Local: Sede da AABIC – rua Estados Unidos, 89 – Jardim Paulista/São Paulo.
Inscrições e informações: treinamentos@aabic.org.br ou pelo 11 3059-3372.
Sobre a AABIC
A Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC) é uma entidade com 42 anos de atuação na formação qualitativa do mercado de administração e locação de imóveis. Conta com 90 empresas associadas, que administram atualmente 16 mil condomínios e mais de 60 mil imóveis locados, onde vivem cerca de 5,1 milhões de pessoas. As associadas da AABIC são responsáveis pelo emprego de 115 mil pessoas no setor, contabilizando os funcionários de operação nas empresas até o contingente de colaboradores contratados para executar as rotinas dos condomínios. Fundada em 1978, a AABIC busca cumprir com excelência e rigor sua principal missão: orientar a administração de bens imóveis e condomínios em suas atividades. Com gestão voltada para o aperfeiçoamento contínuo da qualidade dos serviços de orientação e treinamento, a associação trabalha pela valorização do segmento no mercado imobiliário.