Condomínio

Afinal, síndico é ou não é funcionário do condomínio?

Essa pergunta pode parecer boba, mas tem muito gente que faz comentários dizendo que tudo é culpa do síndico, que o síndico tem que ficar no lugar do porteiro quando esse falta, que o síndico tem que fazer coisa de zelador e vira uma verdadeira confusão.

 

Primeiro, o síndico não é funcionário.

 

Ele é representante da massa, eleito em assembleia de moradores, não tem qualquer relação de emprego, funcionário é registrado e segue as regras da CLT.

Art. 3.º da CLT trata dos requisitos caracterizadores da relação de emprego.

O serviço deverá ser prestado sempre por pessoa física ou natural, o empregado não pode ser pessoa jurídica, pois o Direito do Trabalho objetiva tutelar apenas a pessoa física.

O funcionário tem pessoalidade, só ele pode prestar o serviço, já o síndico pode ter um preposto.

Não eventualidade, é um trabalho diário, como zelador, porteiro, manutencista, síndico não é obrigado a estar no condomínio todos os dias.

 

Onerosidade, é o pagamento do salário e recolhimento dos impostos, síndico recebe honorários pela prestação de serviços.

 

Subordinação, funcionário tem chefe que direciona seu trabalho, síndico é o chefe dos funcionários e responde para assembleia.

 

Síndico profissional tem natureza de prestação de serviços no âmbito cível.

 

Geralmente para um síndico profissional é exigido seguro de responsabilidade civil o que difere bastante de um funcionário.

 

Já fiquei sabendo de síndica que teve que ficar na portaria pois era um domingo e não tinha outro funcionário, inclusive agora na pandemia.

 

Também já vi processo de síndico morador requerendo vínculo de emprego.

 

Relembrando que todo cuidado é pouco.

 

Fernando Augusto Zito – Advogado militante na área de Direito Civil; Especialista em Direito Condominial; Pós-graduando em Direito e Negócios Imobiliários pela Damásio Educacional (conclusão em 2021); Pós-Graduado em Direito Tributário pela PUC/SP; Pós-Graduado em Processo Civil pela PUC/SP; Membro da Comissão de Condomínios do Ibradim, Palestrante especializado no tema Direito Condominial; Colunista do site especializado Sindiconet, Sindiconews, Condomínio em Foco e das revistas “Em Condomínios” e ”Viva o Condomínio”.

Mais Acessadas

Criado em 2002 pelo síndico profissional Mauricio Jovino, o portal com mais de 13 anos de atividade, tem o objetivo de reunir conteúdo de qualidade a todos que administram, trabalham e vivem em condomínios.

Tel.: [11] 2814-4399
Cel.: [11] 98232-8383
Skype: condominioemfoco

Mauricio Jovino
Diretor Comercial

Facebook

Todos os Direitos Reservados 2016 © Condomínio em Foco - Desenvolvido por

Ir para Cima