Márcio Rachkorsky é um dos palestrantes da 4ª Fesíndico, que começa nesta quinta-feira no Centro do Convenções; confira a programação completa do evento
Morar em prédios e viver em condomínios exige dos moradores bom senso e medidas que ajudem na convivência entre as pessoas. Atualmente, cerca de 16 milhões de brasileiros moram em apartamentos e precisam seguir regras para evita que a bagunça se espalhe nos condomínios.
Você tem vizinho que desrespeita as regras, não paga as taxas em dia ou vive dando trabalho? O advogado Márcio Rachkorsky, que ficou conhecido no quadro “Chame o Síndico” do Fantástico, afirma que o cumprimento de algumas normas da boa convivência podem evitar esses conflitos.
“No caso de pessoas que estendem roupas da varanda, por exemplo, deve ser respeitado o regulamento interno dos prédios, a convenção de condomínio”, explica. “Além disso, é preciso lembrar que a exposição de roupas desvaloriza a propriedade das pessoas”.
Se depois de vários pedidos o morador insistir, é hora de tomar medidas mais enérgicas. “Na portaria há um livro de reclamações, você pode registrar lá. Além disso, o síndico, como ‘prefeito’ do prédio, pode notificar a pessoa, dar um prazo para ela tirar da varanda, e se ele não for cumprido, o morador pode ser multado”.
O barulho é outro incômodo comum para quem mora em prédio. “Das 6h às 22h, o barulho é mais tolerável, o que não significa que a pessoa pode fazer o que quiser. O que incomoda não são festas eventuais, mas os barulhos do dia-a-dia, como um salto alto no piso de madeira, uma criança derruba jogos no chão, a cadeira e a mesa arrastando… é uma questão de mudar pequenos hábitos”, ensina.
Outro problema comum é a segurança. Desconhecidos podem entrar no prédio, sejam eles convidados ou entregadores? “Segurança não combina com comodidade”, alerta o advogado. “Tem que cadastrar funcionários, visitantes, colocar cerca elétrica e estabelecer regras de procedimentos para quem entra e sai de carro. Não adiantar gastar muito dinheiro com segurança se o morador, que é o principal beneficiado, não cumpre as regras”.
O especialista Márcio Rachkorsky é um dos palestrantes da 4ª Feira de Condomínios do Nordeste – Fesíndico, que começa nesta quinta-feira (28) e segue até o sábado (30), no Pavilhão de Eventos do Centro de Convenções, em Olinda.
Síndicos e condôminos terão um espaço para tirar dúvidas e acesso a inúmeros serviços. Durante os três dias, especialistas no assunto debatem sobre temas que vão desde a inadimplência, ao protesto da taxa de condomínio, animais no prédio, briga entre vizinhos, coleta seletiva à individualização da água.
Também participam do evento Inaldo Dantas, advogado condominial e Genival Aguiar, Vice-presidente do Sindicato de Habitação de Pernambuco (Secovi-PE). As palestras são gratuitas e a entrada também é franca. As inscrições podem ser feitas pelo telefone: (81) 3221-9083 ou no site da Fesíndico.
A expectativa dos organizadores é de que o volume de negócios gire em torno de R$ 2 milhões e que cerca de 10 mil pessoas circulem pela feira. No total, são 273 stands com produtos e serviços como manutenção predial, dedetização, engenharia, administração de condomínios, elevadores; segurança eletrônica entre outros.
fonte: http://pe360graus.globo.com/noticias/cidades/habitacao/2009/05/28/NWS,491438,4,435,NOTICIAS,766-ADVOGADO-QUADRO-CHAME-SINDICO-DICAS-CONVIVENCIA-CONDOMINIOS.aspx