Após quatro meses de trabalho, a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos divulgou um balanço do Programa Zeladores do Rio, em que aponta que foram encontradas 78.341 não conformidades nas ruas dos bairros da Tijuca, Maracanã, Copacabana, Leblon, Irajá, Vista Alegre, Vila da Penha, Centro, Ilha do Governador, Campo Grande, Méier, São Cristóvão, Madureira, Santa Cruz, Bangu, Botafogo, Flamengo e Laranjeiras. No entanto, 76,54% das não conformidades estão em andamento ou já foram resolvidas, segundo a Prefeitura.
Entre os principais problemas encontrados estão as calçadas (42,10%), sinalização (6,17%) e caixas de rua (5,37%). O índice de atendimento por região chegou a 68,38% na Zona Norte, 76,21% na Zona Sul e 75,46% na Zona Oeste.
“O balanço foi positivo. Iniciamos com média de 60% no atendimento e tivemos aumento de 16,5 pontos percentuais no período. Ainda há espaço para avançar com o aperfeiçoamento da capacidade de resposta dos órgãos de conservação da cidade”, explicou o secretario Carlos Roberto Osorio, adiantando que em agosto o programará terá nova expansão.
Os zeladores percorreram diferentes roteiros e todas as irregularidases identificadas são encaminhadas para providências junto à Comlurb, Coordenadoria Geral de Conservação (CGC), Cet-Rio e Rioluz. Cada zelador caminha, em média, sete quilômetros por dia, e detecta as deficiências observadas em relação à sinalização, iluminação, vegetação, manutenção das ciclovias e do mobiliário urbano e à limpeza urbana.
Clique aqui para ver o link desta matéria
