Não há como desconsiderar as modificações advindas nos tempos, fruto da evolução tecnológica que revolucionam hábitos, necessidades e, conseqüentemente, nossa vida pessoal, profissional e comunitária.
A velocidade hoje é espantosa, é verdade, mas as mutações ocorrem desde o começo da humanidade. A era industrial, o automóvel, as comunicações, a informática, podemos citar infindáveis invenções, ciências e processos que entraram e muitos até já desapareceram deste contexto.
Ficção ou realidade?
E o tempo não para… Aliás, ele corre.
Agora estamos acompanhando as notícias sobre a ciência e as possibilidades do desenvolvimento das células-tronco e de outra revolução, a “nanotecnologia”. Esta, de complexa compreensão, mas que a “grosso modo”, poderíamos defini-la como a ciência que administra a essência do átomo e que irá interferir em tudo dando, por exemplo, a uma folha de papel a resistência de uma chapa de aço.
Nessa realidade, todos nós temos de acompanhar e nos ajustar a essa dinâmica, criando novos conceitos, entendendo e evoluindo com as transformações que modificam nossas vidas.
Esse desenvolvimento trouxe instrumentos e metodologias para obtenção de: agilidade, qualidade e acompanhamento tecnológico.
Dessa evolução sem dúvida, a terceirização de serviços surgiu para que pessoas, empresas, entidades, com os recursos obtidos, também tenham total concentração nas suas “atividades-fim” e, desta forma, melhorando e valorizando seus resultados.
Antigamente, víamos empresas com inúmeros departamentos, gerências, setores ligados como suporte, porém absolutamente distintas – e distantes – das finalidades da empresa.
Analogamente, com condomínios ocorre o mesmo.
Quais são os principais objetivos de um condomínio? O que é necessário para obtenção destes resultados? Recursos. Enfim, perguntas e respostas que remetem a diversos anseios e propósitos, que podemos resumir em qualidade de vida, modernização e valorização patrimonial.
A administração condominial moderna e inteligente recorre à terceirização de forma integral porque o custo-benefício deste sistema é muitíssimo maior do que os sistemas convencionais (quadros próprios).
Características e (ótimas) vantagens
Uma boa terceirização se envolve de forma quase global no dia-a-dia do condomínio, confundindo, ou melhor, participando efetivamente na administração predial desde um detalhe operacional até um programa de segurança, aspectos legais, trabalhistas, cíveis, o preparo e a qualificação necessários aos profissionais para o desempenho das atividades e funções presentes na edificação.
A tranqüilidade, a segurança, a excelência dos serviços que um bom programa de terceirização desenvolve, eleva o valor patrimonial do condomínio e proporciona qualidade de vida à sua comunidade,
Embora a terceirização possa promover rodízios de funcionários, por razões operacionais ou por segurança, a empresa e o sistema estão “familiarizados” com as características e necessidades do condomínio, desta forma, não se perde o conhecimento adquirido, ele passa fazer parte de um prontuário histórico e sistêmico.
Outro ponto a destacar é que a terceirização atua com várias parcerias de serviços técnicos e qualificados para prevenção e correção dos diversos itens presentes e necessários à manutenção e à administração predial.
Em linhas gerais, a terceirização disponibiliza e promove redução de custos, recursos e atualização tecnológica com investimento “zero”, orientação e consultoria técnica feita por especialistas de cada setor de atividade, coberturas de: faltas, férias, auxílio-doença sem qualquer custo adicional, eliminação de processos trabalhistas, eficácia no controle de qualidade dos serviços executados (satisfação global) e maximização da produtividade (rapidez e qualidade).
Identificados previamente em estudo de necessidades e planejamento, os serviços prestados serão adequados a cada situação. Por exemplo: portaria com profissionais, preparados para atender e indicar procedimentos para toda e qualquer situação e necessidade.
Os ocupantes da função são rigorosamente recrutados, com perfil de educação, responsabilidade e agilidade. Posteriormente são treinados, formados e, após exame de qualificação, são destinados aos postos de trabalho. Apresentam-se sempre uniformizados e com identificação pessoal e crachá.
Outro exemplo de função predial é a dos auxiliares de limpeza, isoladamente ou em equipes, preparados para execução de tarefas de limpeza e higienização, aptos e treinados para utilizar, máquinas e equipamentos de ponta, bem como manipular produtos químicos (dosagens e quantidades) e ao recolhimento de lixo e reciclagem, apresentando-se uniformizados e munidos dos equipamentos de proteção individual.
O resultado é sempre ambientes limpos e saudáveis, obtidos com eficiência, regularidade e esmero.
A terceirização está preparada para executar serviços de zeladoria, gerais, manutenção predial, copa, jardinagem e diversos outros aplicativos e funções, de acordo com cada necessidade operacional.
A prestação de serviços é realizada com todos os recursos necessários e com supervisão integral (24 horas), disponível para os condomínios associados e que ainda contam com os serviços de consultorias especializadas, por exemplo em administração e segurança.
Aos síndicos e administradores, a realidade é que vivemos um tempo com diversos recursos e alternativas que, efetivamente, melhoram nossas vidas e patrimônios sem necessariamente onerar custos. Trata-se de atualização e investimento, é benfeitoria e qualidade de vida.
A decisão é minha, é sua, é nossa!
site: www.staffmaster.com.br
