Mercado condominial assume importante posto para a economia da Baixada Santista e a profissionalização é quesito necessário para manter a qualidade exigida.
O setor condominial é um dos mais importantes para a economia da Baixada Santista, empregando mais de 20 mil trabalhadores diretamente e movimenta valor superior a R$ 160 milhões mensalmente, segundo dados do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho e Emprego. Entre as despesas do condomínio estão os pagamentos com funcionários, encargos sociais e ainda na compra de produtos e serviços relacionados ao setor.
De acordo com indicador do Caged, a Baixada Santista possui cerca de 10 mil condomínios registrados com CNPJ, que além de empregarem funcionários diretamente, também incluem milhares de profissionais que desempenham atividades relacionadas ao setor, como administradoras, empresas de prestação de serviço de manutenção em diversas áreas como elevador, antena e segurança. Além disso, estão os terceirizados que vai desde limpeza, portaria a contratação do próprio síndico. Neste momento de grande expansão imobiliária este setor já é considerado um dos mais importantes para a região.
Por muito tempo este setor ficou à margem do mercado empresarial. “Os empreendedores não viam este setor como uma oportunidade de negócio. A partir da década de 90 os empresários começaram a trabalhar para condomínios. Hoje, é possível encontrar empresas que atuam exclusivamente neste segmento, como administradoras, seguradoras e prestadoras de serviços em várias áreas”, diz o empresário Marivaldo Gobatti, presidente da Gobatti Condomínios.
Diante das novas condições do mercado, cada vez mais é necessária a profissionalização dos serviços para este setor. “O setor condominial passou por uma profissionalização muito grande. Hoje, os síndicos são profissionais liberais, empresários e empregam dentro do seu condomínio ações da iniciativa privada. Esta mudança exigiu uma adaptação das empresas que atuam neste setor”, avalia o administrador Marivaldo Gobatti.
Para apresentar novos produtos e serviços para este segmento, o Grupo Gobatti realiza a 4ª. Expo Condomínio Guarujá, de 21 a 24 de julho de 2010, das 17 às 23 horas, no Espaço de Eventos Gobatti, à Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 817 – em Guarujá, com entrada franca. Durante o evento, serão premiadas as empresas com as melhores práticas do setor condominial na terceira edição do Prêmio Master Condomínio. Mais informações: www.expocondominioguaruja.com.br.
Clique aqui para ver o link desta matéria