SÃO PAULO – Três meses após sua implantação, o Débito Direto Autorizado (DDA) teve um volume de adesões que surpreendeu os próprios bancos: 2,8 milhões de clientes cadastrados e mais de 45 milhões de boletos eletrônicos inseridos no sistema, tanto de pessoas físicas como jurídicas. A Febraban, que reúne as instituições bancárias do país, previa atingir esse número somente em dez meses. Mas ainda há problemas no serviço. Entre as reclamações de correntistas, a de que os boletos cadastrados no sistema continuam sendo enviados – e um dos principais benefícios anunciados pelos bancos é justamente a economia de papel. Além disso, cerca de 40% do volume de cobrança, como boletos de condomínios, clubes e de impostos municipais, estaduais e federais, ainda não fazem parte do sistema.
Com 31 bancos, que respondem por 99,2% do total de boletos emitidos no mercado, o DDA é um serviço que permite aos consumidores pagar contas eletronicamente pela internet, no próprio banco ou nos caixas de atendimento automático. Nos últimos três meses, de acordo com a Febraban, deixaram de ser emitidos 45 milhões de boletos, o equivalente a 9% do total de documentos compensados no sistema bancário nacional no mesmo período. A meta é atingir 50% do volume de papel que circula no sistema, ou 1 bilhão de boletos nos próximos três anos.
Os três maiores bancos brasileiros, Banco do Brasil, Itaú Unibanco e Bradesco, lideram em número de adesões ao DDA. No Banco do Brasil, cerca de 1,1 milhão de correntistas já aderiram ao serviço de pagamento eletrônico, sendo 911 mil pessoas físicas e 233 mil empresas. No Bradesco, 700 mil clientes já estão no DDA, enquanto no Itaú são cerca de 600 mil correntistas. Executivos dos três bancos são unânimes em admitir que não esperavam uma adesão desse tamanho e em tão pouco tempo. O trabalho agora, dizem eles, é atrair o restante dos correntistas e fazer com que um número cada vez maior de empresas registrem suas cobranças no DDA.
– Cerca de 40% do volume de cobrança ainda estão sem registro. Nossa meta é trazer esse pessoal para o sistema DDA – diz Angelo Fernandez, supervisor de produtos do Itaú Unibanco.
Clique aqui para ver o link desta matéria