Sem categoria

Notas Rápidas – Jornal do Sindico/SP – Janeiro de 2009

Sala de ginástica e seus benefícios

Menos de 50% dos imóveis lançados na cidade de São Paulo têm o valor abaixo de R$ 180 mil, segundo o Secovi – Sindicato da Habitação. Trata-se de prédios, na maioria, com mais infra-estrutura, como playground, quadras esportivas e salas de ginástica. Porém, muitas vezes, ao implantar uma sala de ginástica em um condomínio, os moradores não a usufruem freqüentemente por não saberem usar os equipamentos, não terem estímulos, ou por não conhecerem o exercício. Diante disso, o condomínio também pode contratar as aulas de hidroginástica ou natação e ter um profissional à disposição na piscina do prédio em horários pré-determinados. Como cada morador tem horários diferentes, geralmente a sala fica vazia e o atendimento se torna mais personalizado a todos. Além das aulas de piscina, é possível implantar programas de aulas para crianças, adolescentes e terceira idade, podendo as aulas ser indicadas de acordo com a necessidade de cada condômino. Os valores destes serviços, quando diluídos entre os moradores, ficam baixos, e não se percebe a diferença e todos ficam satisfeitos com o custo-benefício.

Mudando a fachada

Muitos condomínios, em prédios antigos, preocupados em dar uma roupagem moderna e nobre à construção – além, é claro, de buscar uma manutenção mais fácil das fachadas – acabam por ceder à tentação de trocar o revestimento original (quase sempre argamassas “raspadas” ou rebocos pintados, apresentando trincas, algumas infiltrações, colônias de fungos ou musgos e deposições de poeira) pelo “pastilhamento” geral. O assunto tem gerado intensa discussão, no meio técnico, merecendo abordagem que envolve bom-senso, ética profissional e muita cautela: Não há objeções quanto ao produto a ser utilizado, seja ele a famosa “pastilha” (ladrilho porcelânico de grés), lousa cerâmica, azulejo, litocerâmica, tijoleiras, etc. Contudo, é fundamental que os condomínios estejam cientes de que a absorção de água, bem como as resistências mecânica (impacto, compressão, flexão), à abrasão, à gretagem, aos choques térmicos, ao frio intenso e à formação de manchas por ataques químicos variam, de forma acentuada, de um produto para outro.

Economizando 80% de energia

Em período de oscilação de juros e crise financeira mundial, reduzir o consumo de algumas contas faz bem para qualquer orçamento. Uma maneira de baixar em até 80% a despesa com energia elétrica é instalar um aquecedor solar compacto. Com produtos direcionados para todos os orçamentos, as características européias e israelenses dos produtos foram substituídas pelas condições brasileiras, baixando o custo final. Tão boas quanto, porém com preços mais atraentes. A conta de energia elétrica pode ser menor para a população que reside no sul do País, por exemplo. Já as cidades localizadas no noroeste paulista, na área central brasileira, no norte e no nordeste têm as condições ideais para o sistema. Isto significa que a energia solar, sendo utilizada como alternativa de economia no aquecimento de água, podem dar uma economia anual em torno de 70% na região metropolitana de São Paulo e 80% na região mais ensolarada do estado, bem como um desempenho excelente nas regiões norte e nordeste do país.

Vários aparelhos no desentupimento

Todos os serviços de desentupimento, tanto em nível residencial, comercial, ou condominial / industrial, são realizados com equipamentos eletromotorizados. Para cada tipo de obstrução, existe um tipo específico de ponta desentupidora. Por exemplo, para entupimentos de colunas provenientes de sacadas com plantas, geralmente, a obstrução é devida ao acúmulo de raízes de plantas. Assim, utiliza-se uma ponta cortante. Para colunas das áreas de serviço e banheiros, as obstruções são causadas por cabelos, fios e similares. Neste caso, é utilizada uma ponta de rosca-sem-fim, que tem a função de puxar a sujeira, ou empurrar, conforme o sentido de rotação do cabo. Os cabos têm medida padronizada de 6 metros por lance. Isso facilita o cálculo da metragem de atuação, a partir da qual calculamos o custo do serviço, uma vez que esta depende da metragem total de encanamentos obstruídos. Os equipamentos nos permitem realizar a maioria dos serviços de desentupimento, sem a necessidade de rompimento de canos, paredes, etc. Em geral, basta um sifão, uma tampa de ralo, ou outro ponto de entrada que não necessita quebra.

Vantagens do mármore e granito

Há branco, bege, cinza e preto. Verde, azul, champanhe, rosa, amarelo. E muito mais. Nacionais ou importados, mármores e granitos são dois tipos de pedra nobres que, além de embelezar o condomínio, oferecem uma extensa lista de opções de cores. Fora a durabilidade, o que, a longo prazo, gera economia na manutenção e na conservação, esses materiais valorizam a edificação. Quanto mais rara a pedra, maior o preço. As cifras dependem também do tempo de vida estimado para uma determinada jazida. As pedras estrangeiras mais utilizadas em edifícios, atualmente, provêm de Espanha, Grécia, Índia, Itália e Turquia. Empresas do ramo dão conta de que existem no mercado nacional cerca de 230 tipos de pedra e mais de 5 mil firmas do ramo. Esse tipo de material imprime durabilidade e protege as fachadas, é fácil de compor com outros elementos, em termos arquitetônicos. Embora seja mais caro, a médio prazo acaba significando um excelente investimento. Por serem pedras pesadas, devem ser afixadas com massa de boa qualidade, presas ainda com parafusos de latão, em vez dos de ferro galvanizado.

Mais Acessadas

Criado em 2002 pelo síndico profissional Mauricio Jovino, o portal com mais de 13 anos de atividade, tem o objetivo de reunir conteúdo de qualidade a todos que administram, trabalham e vivem em condomínios.

Tel.: [11] 2814-4399
Cel.: [11] 98232-8383
Skype: condominioemfoco

Mauricio Jovino
Diretor Comercial

Facebook

Todos os Direitos Reservados 2016 © Condomínio em Foco - Desenvolvido por

Ir para Cima