Sem categoria

CREA-PR reforça necessidade de inspeção predial para garantir durabilidade das edificações

Desde a sua criação até a implantação definitiva, as edificações devem ser executadas e acompanhadas por profissionais capacitados. Mesmo sem contar ainda com uma legislação específica referente à inspeção das construções – Curitiba estava à frente com a exigência do Certificado de Vistoria de Segurança, em 2004, mas a mesma não foi regulamentada até hoje –, é imprescindível o acompanhamento constante dos empreendimentos para assegurar sua correta manutenção e durabilidade.

Para a arquiteta, urbanista, engenheira de segurança do trabalho e conselheira do CREA-PR, Vera Lucia de Campos Corrêa Shebalj, é importante ressaltar que o morador de um imóvel, seja proprietário ou inquilino, deve tomar consciência das doenças ou irregularidades nas construções. “O problema mais grave é a tardia intervenção pelo real desconhecimento e as decorrentes correções e manutenções inadequadas ou consertos ‘baratinhos’, mas sem qualidade, e na maioria das vezes reincidentes”.

A inspeção predial é a vistoria técnica da edificação. O processo consiste em avaliar suas condições técnicas, funcionais e de conservação, criando um plano de manutenção que verifique as condições de desempenho e determine medidas corretivas para a boa vida do imóvel e seus usuários. “Fazendo um comparativo, podemos definir a inspeção predial como o check up do condomínio. Quanto mais cedo o perito identificar, melhores serão os resultados e menos onerosos serão os ajustes”, diz Vera.

Segundo a arquiteta, os profissionais do sistema CREA/CONFEA mais preparados para realizar a inspeção predial são os arquitetos e engenheiros civis, acostumados ao gerenciamento do processo como um todo. No entanto, trata-se de uma ação multidisciplinar, uma vez que em toda edificação existem elementos construtivos específicos. “O engenheiro eletricista responde pela parte elétrica e pára-raios, o engenheiro mecânico pelo sistema dos elevadores, o engenheiro químico verifica o PH da água da piscina. Tudo depende da área construída e da complexidade da construção”, diz.

Responsabilidade de todos

O trabalho de inspeção predial revela a legítima situação do imóvel, direcionando com profissionalismo as ações de manutenção e contribuindo para a economia, preservação e, principalmente, para a valorização do patrimônio. “Se este instrumento é utilizado, a edificação terá ou alcançará indubitavelmente um tempo maior de vida, com muito mais qualidade”, explica Vera. “O custo de uma intervenção aumenta de forma drástica e dramática se a edificação for tratada com menor atenção, cuidado e negligência. Acredito que todos sejam responsáveis, uma vez que o comprometimento profissional, a busca da eficiência e da competência também são posturas de vida”. Mais informações sobre o assunto podem ser adquiridas junto ao CREA-PR, no telefone 0800-410067. www.crea-pr.org.br

Fonte: contato@basicacomunicacoes.com.br

Clique aqui para ver o link desta matéria

Mais Acessadas

Criado em 2002 pelo síndico profissional Mauricio Jovino, o portal com mais de 13 anos de atividade, tem o objetivo de reunir conteúdo de qualidade a todos que administram, trabalham e vivem em condomínios.

Tel.: [11] 2814-4399
Cel.: [11] 98232-8383
Skype: condominioemfoco

Mauricio Jovino
Diretor Comercial

Facebook

Todos os Direitos Reservados 2016 © Condomínio em Foco - Desenvolvido por

Ir para Cima