Sem categoria

Condomínios divergem quanto à permissão para funcionários verem TV. Mesmo na Copa

Terça-feira, 15 de junho de 2010, 15h30m, estreia do Brasil na Copa do Mundo. O porteiro Douglas Dissena está de plantão na portaria do condomínio Acácia Dourada, no Flamengo. Sobre a mesa, um radinho, pelo qual ele acompanha as jogadas e… peraí! Jogo do Brasil pelo radinho? Sim, e Dissena não será o único porteiro da cidade que terá de imaginar os dribles, pênaltis e gols da partida. Afinal, ter televisão na portaria não é para qualquer um, como mostra reportagem de Luciana Calaza publicada no GLOBO deste domingo. Não pelo preço (hoje não faltam aparelhos de tamanho reduzido, mais em conta), mas pelo fato de que muitos condomínios proíbem seus empregados de ver TV durante o expediente. Uma medida certa ou errada?

O consultor de Segurança Predial do Sindicato da Habitação do Rio (Secovi Rio), Raimundo Castro, diz que segurança não combina com entretenimento:

– Muita gente acha que o porteiro é ocioso, que fica sem ter o que fazer na portaria. Observar é o trabalho dele. Estar alerta a tudo é o seu ofício, embora muitos não estejam, por falta de preparo. Se uma moto passa duas vezes em frente ao prédio, por exemplo, ele tem que perceber.

Embora o Sindicato de Empregados em Edifícios do Rio de Janeiro (Semeerj) não tenha uma posição a respeito do assunto, para seu advogado, Antônio Carlos Batista, a televisão pode até ser positiva.

– O fato de o vigia noturno ficar muito tempo parado, sem o movimento de entrada e saída de moradores, é um convite a uma cochilada. A TV faz ele ficar ligado. E não temos nenhuma notícia de porteiro que se distraiu com a TV, deixando ladrão entrar no prédio – diz Batista, admitindo, no entanto, que essa é uma liberalidade do síndico. – Se ele não permitir, não vamos criar problema por causa disso, é claro.

Mas contra o argumento de que entretenimento ajuda a espantar sono, principalmente de quem faz plantão noturno, o consultor do Secovi afirma que, apesar de ruim, é melhor cochilar do que assistir TV.

– Quando estamos cochilando, qualquer barulho nos assusta. Ao assistir televisão, ficamos vidrados, nada tira o foco do programa – rebate, destacando ainda que, se um funcionário sempre tem dificuldades de se manter acordado durante o período da noite, é porque ele não é indicado para trabalhar nesse horário.

Clique aqui para ver o link desta matéria

Mais Acessadas

Criado em 2002 pelo síndico profissional Mauricio Jovino, o portal com mais de 13 anos de atividade, tem o objetivo de reunir conteúdo de qualidade a todos que administram, trabalham e vivem em condomínios.

Tel.: [11] 2814-4399
Cel.: [11] 98232-8383
Skype: condominioemfoco

Mauricio Jovino
Diretor Comercial

Facebook

Todos os Direitos Reservados 2016 © Condomínio em Foco - Desenvolvido por

Ir para Cima