Acidente aconteceu no bairro Icaray, em Birigui (SP), na manhã de terça-feira (11). Estrutura destruiu apartamento, mas não houve registro de feridos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/M/2/3mFxApQ6aUbuW2W7UmqA/montagem-caixa-dagua.jpg)
Montagem mostra como era a caixa d’água que caiu sobre prédio em Birigui — Foto: Reprodução Google Maps
A caixa d’água de 100 mil litros que caiu sobre um prédio e destruiu um apartamento quebrou enquanto era esvaziada para o conserto de um vazamento, segundo o síndico do condomínio.
O acidente aconteceu na manhã de terça-feira (11), no bairro Icaray, em Birigui (SP). A Defesa Civil interditou o imóvel atingido pela estrutura. Não houve registro de feridos.
De acordo com o síndico Edson Marcos da Silva Geareta, a caixa d’água estava há oito anos sem passar por limpeza e impermeabilização.
“Trabalhadores foram contratados para fazer a limpeza. Eles fizeram a limpeza, impermeabilizaram a caixa d’água e fizeram a pintura com epóxi por dentro. Encheu-se a caixa d’água, mas apareceu um pequeno vazamento em uma parte hidráulica. Eles estavam esvaziando para fazer a manutenção do vazamento, quando a caixa d’água virou de repente. A gente não sabe explicar”, disse.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/6/C/TOT7pUQYS0AhBO0M7sPQ/caixa-dagua-caiu-sobre-apartamento-em-birigui-sp-3.jpg)
Caixa d’água caiu sobre apartamento em Birigui (SP) — Foto: Arquivo pessoal
Ainda conforme o síndico, o apartamento atingido pela caixa d’água de 24 metros de altura fica no último andar. Somente mãe e filha moram no imóvel destruído pela estrutura.
“Ninguém se feriu. O resgate veio porque um dos rapazes que faziam a manutenção passou mal. A moradora do apartamento, uma senhora, já foi retirada. Não aconteceu nada. Conversamos com uma pessoa que tem um apartamento vazio e já deslocamos as pessoas para esse apartamento”, disse.
Por conta do acidente, o fornecimento de água no condomínio precisou ser interrompido, mas foi restabelecido na tarde de terça-feira. A operação para retirar a estrutura da caixa d’água começará na manhã desta quarta-feira (12).

Caixa d’água de 24 metros de altura cai e destrói apartamento em condomínio
Vistoria da Defesa Civil
Após a caixa d’água cair sobre o prédio, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil e a Defesa Civil foram acionados.
De acordo com o engenheiro da Defesa Civil de Birigui, Maurício Pereira, apenas o apartamento atingido precisou ser interditado.
“Verificamos o tombamento de meia coluna da caixa d’água. Ela atingiu a cobertura e a sala do apartamento 301. Também verificamos a fissuração de ambientes e achamos por bem interditar o apartamento até que o síndico possa contratar uma empresa para fazer a reforma. O apartamento ao lado, o 302, apresentou algumas fissuras na laje e na parede, mas verificamos que não houve necessidade de interdição”, explicou o engenheiro.

Caixa d’água cai sobre prédio e atinge apartamento em condomínio de Birigui
