Notícias

Após ocupação, Justiça determina que famílias deixem condomínio interditado, em Foz do Iguaçu

Foto: William Brisida/RPC

Caixa Econômica Federal pediu reintegração de posse à Justiça; ex-moradores do prédio disseram que vão cumprir intimação, mas não sairão da rua do condomínio.

por RPC Foz do Iguaçu

Justiça determina que famílias deixem condomínio em Foz do Iguaçu
Justiça determina que famílias deixem condomínio em Foz do Iguaçu

A Justiça determinou que as mais de 70 famílias, que ocuparam o Condomínio Duque de Caxias, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, deixem os prédios interditados até às 10h de terça-feira (18).

Os ex-moradores ocuparam o condomínio na noite de sexta-feira (14) para protestarem contra a Caixa Econômica Federal. O banco paga um aluguel social às famílias há mais de um ano, após interdição do local por risco de desabamento, e comunicou que o benefício seria suspenso aos que não aceitassem morar no Residencial Angatuba, no Bairro Três Lagoas.

A desocupação foi determinada após a Caixa conseguir, na Justiça Federal, a reintegração de posse do local. A síndica do condomínio, Eliana da Silva, recebeu a intimação e afirmou que as famílias cumprirão a ordem de deixar os apartamentos.

“A gente vai sair numa boa. Só que nós não vamos sair daqui da frente. A rua é pública. A gente não vai atrapalhar o trânsito, mas a gente vai ficar acampado aqui.”

Ex-moradores devem desocupar condomínio interditado após decisão da Justiça, em Foz do Iguaçu — Foto: RPC/Reprodução
Ex-moradores devem desocupar condomínio interditado após decisão da Justiça, em Foz do Iguaçu — Foto: RPC/Reprodução

O grupo de moradores alegou que tem direito a entrar nos apartamentos porque, segundo eles, ainda são os donos.

“A Caixa tem que partir do principio de quem cometeu o erro ali foi ela e não os moradores. Os moradores não vão pagar essa conta. A Caixa tem que respeitar essa condição, reconhecer o erro e se quiser dialogar e tentar chegar a uma medida conciliatória justa, nós estamos abertos a essa discussão”, explicou o advogado de defesa das famílias, Wilson Adré Neres.

A ocupação ocorreu após o banco enviar um comunicado para que os proprietários fossem morar no Residencial Angatuba, outro condomínio popular, que fica a 10 quilômetros de distância do que moravam. Mas muita gente reclamou da localização.

“A maioria dos moradores não aceita porque é longe. Eles já tem a vida colocada aqui, né!? Criou um vínculo. É tudo mais próximo”, disse a síndica.

Algumas famílias aceitaram o acordo para mudar de condomínio, mas outras pediram a demolição da estrutura e a construção de novos blocos no mesmo lugar, o que foi negado pela Justiça.

“Estou pagando certinho. Está tudo em ordem, pagamento do condomínio. Então é um direito nosso, porque a gente não ganhou isso aí. O governo colocou a gente aí, mas nós estamos pagando”, contou a dona de casa Anamin Maier Ferreira.

Local foi interditado pela Defesa Civil em fevereiro de 2019 por risco de desabamento, em Foz do Iguaçu — Foto: William Brisida/RPC
Local foi interditado pela Defesa Civil em fevereiro de 2019 por risco de desabamento, em Foz do Iguaçu — Foto: William Brisida/RPC

O caso

O conjunto conta com 17 blocos, com 136 apartamentos, e foi entregue aos moradores em outubro de 2012, segundo a Caixa. O investimento pela obra foi de R$ 6 milhões.

De acordo com a administração municipal, após a retirada dos moradores, no dia 28 de fevereiro de 2019, os blocos seriam demolidos no dia 1º de março do mesmo ano.

Entretanto, à época, o responsável pela obra solicitou uma nova vistoria para provar que o prédio não corria riscos de desabamento. Por isso, em abril de 2019, a Justiça determinou que a Caixa não demolisse os prédios do conjunto popular.

Fonte: https://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/2020/08/17/apos-ocupacao-justica-determina-que-familias-deixem-condominio-interditado-em-foz-do-iguacu.ghtml

Mais Acessadas

Criado em 2002 pelo síndico profissional Mauricio Jovino, o portal com mais de 13 anos de atividade, tem o objetivo de reunir conteúdo de qualidade a todos que administram, trabalham e vivem em condomínios.

Tel.: [11] 2814-4399
Cel.: [11] 98232-8383
Skype: condominioemfoco

Mauricio Jovino
Diretor Comercial

Facebook

Todos os Direitos Reservados 2016 © Condomínio em Foco - Desenvolvido por

Ir para Cima