Bem, amigos do LicitaMais… Haaaja coração!
A cada quatro anos, a Copa do Mundo muda a rotina dos brasileiros. Horários de trabalho são adequados aos jogos, as pessoas passam a reunir familiares e amigos em frente à televisão, o verde e amarelo se tornam as cores predominantes nas ruas, roupas e janelas.
Para quem mora em condomínio, uma das tradições é reunir os vizinhos e assistir aos jogos da seleção em turma. O mais comum é assistir em um salão de festas ou churrasqueira – e trata-se de uma forma extremamente eficiente de se relacionar com os demais moradores, conhecer os novos e colocar a conversa em dia fora do ambiente formal das reuniões.
O ideal é realizar uma reunião para planejar os preparativos, definir o orçamento, quem irá trabalhar e se os moradores poderão trazer pessoas de fora devem ser combinados com antecedência, para evitar conflitos. “Isto combinado entre todos os moradores, cabe ao síndico cuidar para que se cumpra o acordado. Uma boa maneira de deixar as regras claras é colocar comunicados em murais e/ou elevadores ou passar uma circular para todos os moradores”, afirma o síndico profissional Maurício Jovino.
Decoração verde e amarela
Às vésperas da Copa, é possível ver em janelas e halls de entrada de prédios e condomínios o espírito da competição. Bandeiras e objetos com as cores da seleção, muros grafitados e às vezes até o uniforme dos funcionários remetem ao principal campeonato de futebol do mundo.
“Enfeitar o condomínio é interessante. Além de bonito, o ambiente fica mais alegre e faz com que todos entrem no clima da Copa do Mundo. Mesmo se o condomínio não tiver caixa para isso, basta usar a criatividade, contar com ajuda dos moradores com mão-de-obra voluntária. Normalmente todos gostam de participar”, indica Jovino.
A administradora de condomínios Thayana Carvalho, do Portal das Guaratibas, em Prado (BA), também tem o hábito de enfeitar diferentes áreas do local. “Sempre ornamentamos o escritório, guaritas e a entrada do condomínio”, conta.
Segurança
Outro aspecto a ser levado em conta é a segurança do condomínio. Durante os jogos, assim como nas festas de final de ano, os moradores costumam ficar distraídos, facilitando a ação de bandidos. Da mesma forma, ter um controle das pessoas de fora que irão usar as áreas comuns do condomínio é primordial, para que nenhum criminoso se passe por parente ou amigo de moradores. “A precaução nesse período é mantermos uma segurança mais atenta”, afirma Carvalho.
A Copa do Mundo é um evento que mobiliza a maioria das pessoas. Se aproveitada da maneira mais adequada, é garantia de diversão para todos.
Clique aqui para ver o link desta matéria