Sua taxa de condomínio está acima do normal ou já não condiz com o padrão do empreendimento? Talvez tenha passado da hora de reavaliar as despesas. Afinal de contas, não é apenas a saúde financeira do seu condomínio que está em jogo. A valorização de cada unidade também pode estar com os dias contados.
Em nossa coluna de estreia, “Os desafios da administração condominial e o caminho para uma gestão de sucesso”, abordamos alguns cenários que colocam o trabalho dos síndicos à prova, entre eles a questão financeira. Desta vez, ao invés de elencar os problemas, vamos apresentar sete soluções que podem e devem ser empregadas no dia a dia do seu condomínio.
1. O orçamento para o ano deve ser bem elaborado. Para minimizar o impacto de despesas inesperadas, provisione os gastos de forma eficaz, não deixe de lado nenhum gasto, por menor que seja.
2. Se há inadimplência, fatalmente o condomínio necessitará aumentar o valor da taxa condominial para que consigam arcar com suas despesas. Por isso, tenha um sistema de cobrança eficaz. O serviço deve ser rápido e assertivo.
3. Para condomínios com baixo número de unidades, a substituição da Portaria Física pelos sistemas de Controle de Acesso, Portaria Automatizada ou Portaria Virtual Monitorada pode representar uma economia significativa para o empreendimento. Mas atenção, nem todo o condomínio possui o perfil adequado para isso. Se implantado de maneira equivocada, a segurança dos moradores pode ser comprometida.
4. Invista em manutenções preventivas. O serviço não deve ser encarado como um gasto, mas sim um investimento. Se o condomínio realizado de forma programada, o custo geral do serviço ainda será menor do que os reparos, troca de equipamentos ou reformas necessárias pela falta de manutenção periódica.
5. Realize ajustes na sua rede elétrica. Uma forma simples de se economizar energia é a instalação de sensores de presença e utilização de lâmpadas de LED nas áreas comuns.
6. Reduza o consumo de água. Para isso, monitore o consumo mês a mês. Busque também identificar possíveis vazamentos e oriente os condôminos para que verifiquem periodicamente a regulagem das descargas dos vasos sanitários com caixa acoplada. Oriente seus funcionários quanto ao uso racional de água, evite lavar calçadas e garagens, priorizando outra forma de limpeza. E por fim, invista em sistema de captação de água da chuva para reutilização no próprio condomínio.
7. Produtos e equipamentos de limpeza adquiridos em supermercados, por exemplo, podem sugerir certa economia. Mas não se engane, muitos deles podem danificar seu patrimônio. Por isso, invista em produtos profissionais próprios para cada serviço. Por possuir maior capacidade de diluição, seu uso a longo prazo valerá o investimento.
Curtiu nossas dicas? Então agora é hora de colocá-las em prática para garantir a saúde financeira do seu condomínio. E se você quer se aprofundar no assunto, encontrar respostas para os problemas do dia a dia e transformar a gestão do seu condomínio? Fique ligado na coluna ComDomínio. Grupo Condonal, há mais de 25 anos garantindo comodidade e segurança na administração do seu empreendimento.
