Bom vamos entender que na central de portaria remota tem atendente com um headset (fone de ouvido), monitor com software de controle de acesso, onde aparecerá a imagem da câmera de entrada ou saída do seu condomínio e o som do interfone, tudo isso à distância. O atendente segue exatamente o passo a passo do software, registra tudo ali e só libera o acesso após a autorização do condômino. Vemos então que é algo comum que todo porteiro munido dos mesmos recursos poderia executar.
Mas por que isso não acontece na maioria dos condomínios?
Um dos fatores é a falta de investimentos em treinamentos de segurança dos porteiros!
A segunda causa é a falta de um Manual de Normas e Procedimentos de Segurança aprovado junto com o Regulamento Interno numa assembleia.
Mas então por que falam que a portaria remota será mais segura que o porteiro?
R: Por algo muito simples (que seu porteiro poderá fazer também): jamais um atendente da portaria remota deixará alguém entrar no condomínio sem a autorização do condômino!
Então qual é o caminho para meu porteiro fazer igual a portaria remota?
Ter um manual de procedimentos de segurança e de controle de acesso, treinar pelo menos 3 vezes no ano, ter objetivos de segurança, motivar (premiar), ter um software de controle de acesso e transformar seu porteiro num “agente de segurança preventivo”!
Se o seu condomínio não se encaixa no perfil de Portaria Remota e quer transformar seu Porteiro ou Controlador de Acesso num Agente de Segurança Preventivo, acessa esse link:
https://davidespecialistaemseguranca.orbitpages.online/agente-de-seguranca-preventivo-de-portaria
Até o próximo artigo, gratidão.
David Fernandes,Especialista em Segurança, Consultor, Professor,Autor de 6 livros e 8 cartilhas. CEO da PLANSEC Consultoria, e-mail: david.plansec@gmail.com, www.instagram.com/david.especialistaemseguranca
