Condomínio

Telhados: segurança na hora do reparo

Se o telhado de seu prédio está apresentando problemas, atenção. Não é recomendável economizar na contratação de um especialista. A primeira coisa a ser observada é a segurança do trabalhador. Uma queda pode ser fatal. Além da perda da vida de um ser humano – que não tem preço – um acidente fatal causa um problema enorme ao condomínio. Por isso, é fundamental que existam normas de segurança rigorosas, tanto para trabalhos em longo prazo como para trabalhos em curto prazo.

Se não sabe subir no telhado, não suba. Antes de tudo, peça a empresa que faça uma avaliação dos riscos e certifique-se que ela proporcione equipamentos de trabalho necessários, medidas e métodos de trabalho adequados. Todos os trabalhos em telhados, do mais breve ao mais longo, requerem um planejamento cuidadoso, de modo a minimizar os riscos para os trabalhadores.

Qualquer proteção contra quedas (guarda- corpos) deve ser suficientemente resistente para impedir ou travar quedas e impedir que os trabalhadores sofram danos. As medidas de prevenção de quedas devem ser postas em prática antes de se iniciar o trabalho em altura e mantidas até a sua conclusão.

Durante a realização de trabalhos em telhados, devem levar em conta as condições atmosféricas, já que a chuva ou umidade ou vento podem aumentar significativamente o risco de queda de pessoas ou materiais.

A Revista Controle Predial pesquisou e levantou pontos que você precisa estar a par ao contratar profissionais ou empresas:

Para evitar quedas de material (telhas e ferramentas), use recipientes fechados, não acumule material (principalmente pesados); impeça acesso a áreas perigosas; use redes de proteção, sempre que possível e evite que se carreguem objetos grandes e pesados para os telhados

Importante, a proteção das bordas dos telhados tem de ser suficientemente resistentes para suportar uma pessoa que caia contra ela. Quanto mais inclinado for o telhado, mais forte terá de ser a proteção.

As plataformas de acesso mecânicas podem proporcionar um local de trabalho seguro, em alternativa ao trabalho no próprio telhado. Podem ser particularmente úteis em trabalhos de curta duração e em demolições, quando se criam aberturas no telhado. Não permita que subam em telhados que não suportam de forma segura o peso de uma pessoa e de qualquer carga transportada. Na dúvida, procure um especialista ou uma empresa experiente.

 

Fonte: http://www.revistacontrolepredial.com.br/telhados-seguranca-na-hora-do-reparo/

Mais Acessadas

Criado em 2002 pelo síndico profissional Mauricio Jovino, o portal com mais de 13 anos de atividade, tem o objetivo de reunir conteúdo de qualidade a todos que administram, trabalham e vivem em condomínios.

Tel.: [11] 2814-4399
Cel.: [11] 98232-8383
Skype: condominioemfoco

Mauricio Jovino
Diretor Comercial

Facebook

Todos os Direitos Reservados 2016 © Condomínio em Foco - Desenvolvido por

Ir para Cima