Cotidiano

Contabilidade para condomínio: como fazer?

De acordo com o Código Civil o síndico deve anualmente apresentar e justificar todas as movimentações financeiras do condomínio.

“A prestação de contas nada mais é do que organizar e comprovar entradas e saídas financeiras do condomínio.

A contabilidade em condomínio é um assunto que deixa muitos síndicos com medo. Isso porque a maioria não sabe nem mesmo por onde começar a fazer este processo. Então, vamos começar do começo.

A contabilidade do condomínio é sim obrigatória, ao contrário do que muitos pensam. O que isso quer dizer? Que o síndico precisa prestar contas para os condôminos. De acordo com o Código Civil o síndico deve anualmente apresentar e justificar todas as movimentações financeiras do condomínio. Ou seja, mostrar o balancete de contas (ou pelo menos deixar disponível) para os moradores. A prestação de contas nada mais é do que organizar e comprovar entradas e saídas financeiras do condomínio.

Esta tarefa parece difícil. Contudo, basta organização e dedicação para realizar este processo. Não é obrigatório a contratação de um contador para isto. O síndico mesmo pode fazer a contabilidade do condomínio.

Para fazer a contabilidade do condomínio você precisa reunir, antes de tudo, alguns documentos, como: relatório de receita, relatório de orçamento, relatório de despesas, relatório de inadimplentes e o balancete mensal. Para este último, sugerimos que você utilize uma planilha de prestação de contas para acompanhar os gastos mês a mês, bem como o saldo mensal do condomínio. O que lhe auxiliará na tomada de decisão de novos investimentos. Além, claro, de manter tudo organizado facilitando a criação da apresentação de prestação de contas anual, que é obrigatória como já mencionamos.

Resumidamente, o processo de contabilidade para condomínio consta em:

1 – Separar em uma pasta todas as despesas do condomínio;
2 – Ter uma pasta com todos os comprovantes de receitas do condomínio;
3 – Atualizar mensalmente a planilha com todas as receitas e despesas do condomínio;
4 – Deixar os documentos e planilha de fluxo de caixa acessíveis para todos os moradores.

Resumindo, o segredo do processo de contabilidade do condomínio é organização ! Tenha todos os documentos ordenados, assim quando um morador lhe questionar alguma conta, você logo saberá onde encontrar e sobre o que se trata.

 

 

Fonte: Portal Nacional de Seguros  – https://www.segs.com.br

Mais Acessadas

Criado em 2002 pelo síndico profissional Mauricio Jovino, o portal com mais de 13 anos de atividade, tem o objetivo de reunir conteúdo de qualidade a todos que administram, trabalham e vivem em condomínios.

Tel.: [11] 2814-4399
Cel.: [11] 98232-8383
Skype: condominioemfoco

Mauricio Jovino
Diretor Comercial

Facebook

Todos os Direitos Reservados 2016 © Condomínio em Foco - Desenvolvido por

Ir para Cima