Manutenção

Guarida celebra Dia do Síndico e explica os desafios da profissão

No dia 30 de novembro comemora-se o dia do síndico, profissional responsável pela gestão do condomínio, o que inclui não só suas contas e obras, mas, inclusive, a convivência harmoniosa dos condôminos. Atualmente o síndico pode ser um profissional, que atua em diversos condomínios, ou ainda ser um síndico morador, aquele que tradicionalmente é eleito pelos condôminos. Porém, independente do perfil, o profissional precisa exercer funções específicas e possuir características que não apenas o façam cumprir um papel, e sim, que o torne representante de todos os moradores do condomínio. A Guarida, além de disponibilizar capacitações e todo o suporte necessário à gestão condominial, também orienta os síndicos quanto às atitudes mais adequadas em diversas situações. O síndico precisa agir de forma transparente e com disciplina na relação com os condôminos, ouvindo todas as partes envolvidas para resolução harmônica das situações. E o mais importante, não medir esforços para que as circunstâncias sejam esclarecidas e as atitudes tomadas sejam as mais justas possíveis. O bom relacionamento não se limita aos moradores, mas estende-se também a todos os funcionários do condomínio, incluindo de empresas terceirizadas. “Alguns funcionários são mais próximos dos condôminos que o próprio síndico, devido ao trânsito dentro do prédio e o contato diário. Manter uma boa relação é fundamental, pois, às vezes, são eles que recebem as primeiras críticas, reclamações ou sugestões”, afirma Walter Leite, gerente de Condomínios da Guarida. Walter ressalta a importância do síndico contribuir com ações estratégicas para a solução dos problemas, no ponto de vista do custo-benefício. “As propostas apresentadas pelo síndico devem seguir, criteriosamente, a convenção e o regimento interno do condomínio e suas diretrizes na aprovação dos diversos tipos de projetos”, explica.

Uma das mais importantes atribuições de um síndico é zelar, integralmente, pela segurança dos moradores, funcionários e visitantes, que vivenciam a rotina dentro do condomínio. “A segurança é um fator determinante para os condôminos. Todo o esforço neste aspecto é fundamental e indispensável, e também é responsabilidade do síndico buscar inovações para melhorar essa condição”, concluiu Leite. A Guarida fornece todo o suporte que os síndicos necessitam por meio de consultores com atendimento personalizado. Estes colaboradores tem a responsabilidade de orientar o síndico no que for preciso. A Guarida também preocupa-se com a capacitação profissional dos síndicos e desenvolve treinamentos acerca de temas como segurança, inovação, gestão, entre outros. Esse tipo de evento é promovido, sistematicamente, com o objetivo de também estimular a troca de experiências entre os profissionais.

Mais Acessadas

Criado em 2002 pelo síndico profissional Mauricio Jovino, o portal com mais de 13 anos de atividade, tem o objetivo de reunir conteúdo de qualidade a todos que administram, trabalham e vivem em condomínios.

Tel.: [11] 2814-4399
Cel.: [11] 98232-8383
Skype: condominioemfoco

Mauricio Jovino
Diretor Comercial

Facebook

Todos os Direitos Reservados 2016 © Condomínio em Foco - Desenvolvido por

Ir para Cima