Administrativo

Cresce número de ações judiciais por falta de pagamento de condomínio

O número de ações judiciais por falta de pagamento de condomínio aumentam 21,5% neste ano, de acordo com levantamento realizado pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação) no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Entre janeiro e outubro deste ano, foram ajuizadas 9.027 ações por falta de pagamento da taxa condominial na cidade de São Paulo, contra 7.428 processos registrados em igual período de 2014, o que equivale a uma alta de 21,5%.

Apesar do aumento no acumulado do ano, houve queda no número de ações protocoladas no mês de outubro. Foram 607 processos, 42,7% a menos que as 1.059 ações que deram entrada em setembro. Comparado ao mesmo mês de 2014 (845 processos), a redução foi de 28,2%.

O vice-presidente de administração imobiliária e condomínios do Secovi-SP, Hubert Gebara, recomenda aos síndicos e administradoras que reforcem as negociações de cobrança e promovam medidas de conscientização dos condôminos quanto à importância desse pagamento, a fim de manter o equilíbrio das contas do condomínio.

— O síndico deve estimular o condômino inadimplente a regularizar sua situação.

Segundo ele, o acordo amigável é vantajoso para ambas as partes — condomínio e condômino.

— Uma ação de cobrança na Justiça pode levar vários anos para ser resolvida.

Mais Acessadas

Criado em 2002 pelo síndico profissional Mauricio Jovino, o portal com mais de 13 anos de atividade, tem o objetivo de reunir conteúdo de qualidade a todos que administram, trabalham e vivem em condomínios.

Tel.: [11] 2814-4399
Cel.: [11] 98232-8383
Skype: condominioemfoco

Mauricio Jovino
Diretor Comercial

Facebook

Todos os Direitos Reservados 2016 © Condomínio em Foco - Desenvolvido por

Ir para Cima