Sem categoria

5º arrastão do ano em prédio no Brooklin

“O que fazer para evitar este tipo de ação em seu condomínio”

O número de assaltos a condomínios vem crescendo de forma exponencial no Estado de São Paulo. Foram registrados 38 eventos em 2009. Isto significa um crescimento de 74% se comparados a 2008. Este é o quinto arrastão em condomínios em São Paulo em 2010.
A segurança condominial é o resultado da integração entre recursos humanos, estruturais, tecnológicos e processuais e a falha em um destes itens poderá ser catastrófica. Vejamos como exemplo o assalto ocorrido no Brooklin em 21 de Março de 2010:
“Eram 7h quando 15 homens entraram no prédio numa Parati e num Corsa. O condomínio tem dois portões na garagem e os assaltantes tinham só o controle do primeiro. O porteiro abriu o segundo, pois achou que era um morador que esquecera o controle. O porteiro estava sozinho e foi abordado por dois homens. A dupla exigiu as chaves de um imóvel vazio para manter os reféns, e perguntou o número do apartamento do síndico. No apartamento da vítima, os homens alertaram que sabiam que ele viajaria para o exterior e exigiram o dinheiro.Depois disso, passaram a abordar quem chegava ou saia do edifício. Acompanhavam as vítimas até os apartamentos, roubavam e as levavam a outro, onde eram mantidas reféns. Os ladrões se comunicavam por meio de telefones celulares. Treze pessoas foram feitas reféns e amarradas com fitas adesivas. A ação durou cerca de uma hora e meia e o grupo fugiu do prédio em cinco veículos – dois deles roubados de moradores. O bando ainda levou equipamentos de vigilância e câmeras do prédio.

A PM chegou ao local por volta das 9 horas.
O condomínio assaltado ontem, possuía eclusa na garagem, mas a mesma de nada serviu, já que o porteiro abriu o segundo portão confundindo o carro dos bandidos com de moradores. O que classificamos como erro de conduta, pois não foi feita a identificação do condutor, o morador é quem tem permissão de acesso ao condomínio, e não o seu veículo. Este tipo de falha por parte dos porteiros tem sido muito comum, facilitando bastante as ações criminosas. Este tipo de falha é sanada com a implantação de Normas e Procedimentos eficazes, treinamento dos colaboradores e simulações periódicas de tentativa de invasão para testar a atitude dos porteiros frente á estas situações. O condomínio assaltado possuía também equipamentos de CFTV, as câmeras e o gravador de imagens (DVR) foram levados pelos bandidos, pois devido á erros no projeto de segurança eletrônica, estavam
em local impróprio possibilitando que o bandidos roubassem os equipamentos, eliminando a pista que ajudaria a polícia a identificar os criminosos. Não basta ter equipamentos e sistemas de segurança se não houver um projeto minucioso que garanta a sua eficácia. A segurança condominial é o resultado da integração entre recursos humanos, estruturais, tecnológicos e processuais e a falha em um destes itens poderá ser imprevisível.
Em cerca de 80% dos assaltos à condomínios os agressores possuem informações privilegiadas sobre a rotina e toda a estrutura do condomínio. A fuga da informação ocorre de duas formas: Involuntária: quando a informação é vazada sem que a pessoa perceba que está sendo usada pelo marginal. É uma técnica muito comum entre os bandidos, existe casos os quais os bandidos se aproximam dos funcionários do condomínio para a obtenção destas valiosas dicas. A outra forma é a fuga voluntária da informação, ou seja quando existe a participação efetiva do colaborador do condomínio no fornecimento das informações. Para minimizar os riscos de fuga das informações é fundamental que o funcionário (seja ele do condomínio ou dos moradores no caso de domésticas), seja treinado e capacitado para identificar estas situações e assim preservar o sigilo de seus empregadores. É primordial que todo funcionário passe por um rigoroso processo de seleção, incluindo as checagens sociais e criminais.

Mais Acessadas

Criado em 2002 pelo síndico profissional Mauricio Jovino, o portal com mais de 13 anos de atividade, tem o objetivo de reunir conteúdo de qualidade a todos que administram, trabalham e vivem em condomínios.

Tel.: [11] 2814-4399
Cel.: [11] 98232-8383
Skype: condominioemfoco

Mauricio Jovino
Diretor Comercial

Facebook

Todos os Direitos Reservados 2016 © Condomínio em Foco - Desenvolvido por

Ir para Cima