Elevadores exigem uma manutenção mensal

Autor: / Data: 30 de julho de 2010 / Categoria: Site Antigo / Nenhum comentário

Problemas em equipamento, deixaram 8 pessoas presas em Curitiba, no ano passado.

Os cuidados com elevador estão entre os itens que mais pesam no custo de um condomínio, depois da folha de funcionários. O peso deste item, dependo do ano do equipamento, oscila entre 10% e 15% e deve ser mensal, conforme prevê a legislação. De acordo com as informações do Corpo de Bombeiros, em 2009, das 91 solicitações para liberação de vítimas presas em Curitiba, 8 eram para tirar pessoas que acabaram ficando presas em elevadores. “Vale ressaltar que, como a maioria dos condomínios tem contrato com as empresas prestadoras de serviços de manutenção, quando o Corpo de Bombeiros é acionado é porque a situação é mais grave”, explicou o relações públicas da corporação, tenente Leonardo.
Segundo o tenente, os porteiros têm uma chave para abrir por fora a porta quando, por exemplo, o elevador fica parado por falta de energia. “Eles também já recebem instruções de abertura para desligar a chave geral do elevador, antes de começar qualquer tipo de procedimento”, explica Leonardo. Depois de liberada a pessoa, normalmente deve ser feito um contato com a empresa de manutenção para que ela verifique o que possa ter causado o problema.

Em 2008, um acidente com um elevador de serviço deixou sete pessoas levemente feridas, em Cascavel no Oeste do estado. No mesmo ano, em Londrina, o elevador da Urolit – Hospital do Rim – caiu por três andares com três mulheres dentro. O impacto foi grande e o chão da cabine chegou a quebrar. As mulheres tiveram ferimentos leves. Em Cambé, no Norte, o elevador do Fórum chegou a ser interditado pela Justiça, no mês de fevereiro, por estar fora das medidas de segurança. Ainda no mesmo ano, o publicitário Maurício Groff, de 30 anos, morreu após um acidente no elevador do prédio em que morava, no Centro de Curitiba.
Manutenção — O técnico de serviços Elton Manoel Ribeiro, 25 anos, que trabalha com a empresa de elevadores Otis Elevator Company, a maior companhia do mundo em fabricação e prestação de serviços para produtos que movem as pessoas, incluindo elevadores e escadas e esteiras rolantes, sabe da importância do seu trabalho.

Segundo as informações da companhia, o trabalho começa na casa de máquina e finaliza no poço do elevador. Uma coisa que talvez poucas pessoas saibam é que a conservação e manutenção do elevador são obrigatórias e devem ser feitas mensalmente.
Uma manutenção adequada em elevadores tem como finalidade evitar defeitos como desnivelamento excessivo entre a cabina e o andar do prédio; abertura das portas sem que a cabina esteja no andar correto; paradas no meio do trajeto de subida ou descida dos andares ou não atender às chamadas efetuadas na cabina ou pavimento.

Dicas para conservação e segurança em elevadores
Manutenção deve ser realizada por empresas devidamente capacitadas. Leigos jamais devem realizar qualquer conserto nos elevadores, por mais simples que eles pareçam;
Para mais segurança, evite ultrapassar a quantidade de peso permitida nos elevadores. A carga máxima permitida é informada em uma placa no interior da cabina;
Não jogue lixo no poço do elevador;
Não utilize objetos, sacolas ou móveis para segurar a porta do elevador;
Evite a queda de água ou de produtos de limpeza no interior do poço. A água pode provocar danos nos componentes da porta, permitindo, eventualmente, que o elevador se movimente com a porta desse pavimento destrancada;
Não entre no elevador quando a luz da cabina estiver apagada;
De acordo com a tecnologia, o elevador possui uma memória que registra cada chamada e atende conforme a sequência dos registros. Para chamá-los, basta apertar o botão uma única vez, sem forçá-lo (caso a botoeira seja dupla, é só pressionar o botão que indica o sentido da viagem);
Chame um elevador por vez. Essa medida, além de contribuir para a economia de energia, reduz o desgaste do equipamento e melhora o tráfego no condomínio;
Sempre confira se o elevador está no andar correto e se não há degraus entre o equipamento e o andar encontrado.
Técnicos necessitam de segurança para realizar seu trabalho. Para que o serviço de manutenção seja realizado com segurança, os técnicos devem ser devidamente treinados e estarem atentos a alguns itens
A casa de máquinas deve estar limpa, ventilada, bem iluminada, para que os técnicos possam trabalhar a qualquer hora que seja necessário. Nela, não deve ser armazenado nenhum material sem referência com os elevadores.
Para facilitar a comunicação do usuário – em caso de alguma parada ou qualquer incidente – com o técnico, é recomendável a instalação de um interfone dentro da cabina.
Verificar constantemente se não há qualquer infiltração proveniente de chuvas ou de outras fontes na casa de máquinas.
A chave-geral da casa de máquinas deve ser bloqueada, para impedir que alguém a ligue durante o trabalho dos técnicos.
O acesso à casa de máquina deve ser facilitado e seguro para o técnico, além de bem iluminado, para facilitar o trabalho a qualquer hora do dia.

Fonte: OTIS Elevadores

Clique aqui para ver o link desta matéria

Conheça o Autor